» O Prof. Breno Barros Telles do Carmo coordena o projeto de extensão “DOAR – Criação de uma plataforma web para gestão de hemocomponentes para bancos de sangue” (edital PROEC/UFERSA Nº 01/2018). Faz parte da equipe de execução da atividades, além do Prof. Breno, os Professores Daniel Faustino Lacerda (vice-coordenador) e Paulo Gabriel Gadelha Queiroz (UFERSA), a técnica administrativa  Vanessa Elionara de Souza Ferreira (UFERSA) e dois alunos de graduação Itágores Leandro Bezerra Lira (bolsista de graduado em ciência da computação) e Amim Alleff de Souza Silva (bolsista de graduado em engenharia de produção). O projeto é uma parceria com Hemocentro da cidade de Mossoró, e tem como objetivo subsidiar o processo decisório associados à coleta de sangue nos Hemocentros, otimizando os níveis de estoque e favorecendo um contato mais eficiente entre estas instituições e os potenciais doadores, o diferencial do Doar em relação a outros sistemas de gestão é a sua proposta de apoiar o gerenciamento de captação de bolsas de sangue por meio de um modelo de inteligência baseado nos níveis de inventário dos hemocomponentes. Assim, sua premissa de baseé favorecer a coleta do sangue de forma inteligente, equilibrando oferta e demanda, de forma a maximizar a disponibilidade dos hemocomponentes ao mesmo tempo que se evita o desperdício.

O sistema é composto de dois módulos: Gestão de Inventário e Gestão de Doadores. O módulo “Gestão de Inventário” busca estabelecer níveis de estoque ótimos de cada hemocomponente e, a partir desta informação e dos níveis de estoque atuais, estabelecer uma meta de coleta semanal para cada tipo de sangue e quais hemocomponentes devem ser produzidos a partir das bolsas coletadas. O módulo “Gestão de Doadores” visa promover o contato entre o Hemocentro e os doadores necessários, analisandoo tipo sanguíneo e o tempo entre doações. Assim, considerando a necessidade de coleta, o Doar elenca os doadores aptos a Doarem em uma lista que é disponibilizada às assistentes sociais. Neste sentido, trata-se deum sistema que busca fomentar a cooperação e a solidariedade na doação de sangue.

O Hemocentro da cidade de Mossoró é o caso piloto onde o Doar foi implantado. Constatou-se que o sistema proporcionou maior agilidade e rapidez ao serviço prestado, possibilitando a realização de uma coleta mais inteligente e direcionada. O sistema é didático e fácil de utilizar. A funcionalidade de agendamento dos doadores melhora a qualidade do serviço prestado pelo hemocentro, além de auxiliar no processo de planejamento desta entidade, dado que é possível planejar a quantidade de doadores que comparecem ao hemocentro diariamente

» A Profa. Elís Regina Costa de Morais,  coordena o projeto de extensão PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VISANDO A SUSTENTABILIDADE EM ESCOLAS RURAIS (edital PROEC/UFERSA Nº 01/2018), como vice-coordenador está o Prof. Vinicius Gomes de Castro (Eng. Florestal-UFERSA). Para execução das atividades do projeto foi estabelecida parceria entre a Escola Estadual Professora Iracema Fernandes, localizada no Sítio Pau Branco, Zona Rural do Município de Mossoró e a UFERSA. O projeto visa promover ações de educação ambiental, demostrando os cuidados com o meio ambiente no dia-a-dia da comunidade escolar tendo em vista despertar a consciência ambiental, de crianças e adolescentes e, de cada indivíduo na preservação dos recursos naturais. O projeto envolve alunos de dos cursos de graduação em Agronomia e Engenharia Floresta e da pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade.

Ações do Projeto:

Limpeza da área externa para construção da horta  Coleta de matérias doados pela comunidade  Construção da composteira

» Os Professores Diana Lunardi e Vitor Lunardi, integram a equipe do SEMEANDO O BEM: EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE.

Semeando o bem: educação para a sustentabilidade’ é uma rede de apoio à educação infanto-juvenil que atende crianças e jovens da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte. Atualmente, participam como voluntários da rede 05 docentes da UFERSA, 01 administrador, 02 engenheiros ambientais, 01 pesquisador do INPE, 05 discentes voluntários de iniciação científica, 02 discentes de mestrado, além de 28 alunos do município de Mossoró e 12 alunos do município de Tibau do Sul (comunidade de Sibaúma). Os principais objetivos da rede são: (i) despertar o interesse dos alunos pela leitura; (ii) estimular o raciocínio lógico matemático; (iii) estimular a vivência de práticas sustentáveis; (iv) encorajar a busca pela formação técnica e/ou acadêmica e estimular a descoberta de novas habilidades.

» Os Professores Diana Lunardi e Vitor Lunardi, integram a equipe do UFERSA AMBIENTAL

UFERSA AMBIENTAL é um programa que integra ações de sustentabilidade no âmbito da UFERSA. Estas ações estão distribuídas em cinco áreas temáticas: eficiência energética, economia de água, gestão adequada de resíduos, arborização do campus universitário e educação ambiental, que juntas visam reduzir os impactos ambientais negativos da instituição no uso dos recursos naturais. O programa UFERSA AMBIENTAL é um dos mais bem sucedidos programas já implantados em uma universidade pública do nordeste, contribuindo, por exemplo, de forma efetiva para a redução dos gases do efeito estufa, a geração de renda para catadores de materiais recicláveis e a ampliação da biodiversidade do campus. Apesar dos avanços alcançados até o momento, ainda há uma série de desafios a serem enfrentados. Por isso, contamos com você para dar continuidade a este programa, ampliando as ações que auxiliem o desenvolvimento sustentável da UFERSA.

6 de julho de 2019. Visualizações: 225. Última modificação: 12/12/2019 10:09:44