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Programa de Pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade - PPGATS (Mestrado)

2021-2024

  1. Plataformas de alianças para a educação e a capacitação internacional. Em 2019 ingressamos no Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (Bolsas Brasil – PAEC OEA-GCUB). O PAEC OEA-GCUB é o resultado da cooperação entre a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), com apoio da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (DCE/MRE). Lançado em 2011, o Programa constitui uma das mais importantes iniciativas de cooperação regional no âmbito educacional para o desenvolvimento da América Latina e do Caribe com objetivo contribuir para a integração e o fortalecimento regional das Américas, por meio da concessão de bolsas de estudos integrais para cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado), oferecidas pelas Universidades Brasileiras associadas ao GCUB a estudantes oriundos dos 34 países-membros da OEA, exceto o Brasil. Em 2022, disponibilizamos uma vaga e 11 candidatos mostraram interesse em realizar mestrado no PPGATS, os candidatos eram oriundos da Colômbia, Equador, Venezuela, Honduras, Nicarágua, Paraguai e Peru. Destes candidatos, foi selecionada FABIOLA BEATRIZ RETUERTO MELCHOR (Peru), que atualmente é aluna regular do PPGATS, sob orientação dos Professores Karoline Soares e Ricardo Henrique de Lima Leite.
  2. Elís Regina Costa de Morais é membro do projeto BRASILE. O Projeto foi aprovado pelo programa de mobilidade ERASMUS (anexo) e será desenvolvido em parceria entre 04 Universidades Brasileiras (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e a Università di Cagliari (UniCA)-Itália. Esse projeto visa acordos específicos de colaboração, desenvolvendo, principalmente, atividades de ensino e pesquisa relacionadas ao manejo agronômico e florestal, conservação da biodiversidade, bancos de germoplasma e tecnologia farmacêutica, bem como mobilidade de discentes e docentes. A mobilidade universitária é uma prioridade para ambos os países, visto que a internacionalização é uma estratégia fundamental de crescimento do ensino e da pesquisa, sendo útil para a formação do corpo técnico e para a troca de experiências e boas práticas, pois acelera o processo de crescimento local e garanti competências transversais e o nível de competitividade necessários à inserção no mercado de trabalho global, bem como a formação cultural e humana a partir da comparação com diferentes culturas e contextos.

2017-2020

A cada ano temos buscado intensificar as ações de internacionalização e com isso suas relações com a produção de conhecimento, formação de recursos humanos e visibilidade para o PPGATS.

  1. Mobilidade Discente – EDITAL PROPPG/UFERSA nº 17/2018 – Nesse edital a então discente, hoje egressa, Flavia Gigliane Freitas, realizou treinamentos técnicos por 30 dias na Universidade de Lisboa – Instituto Superior de Agronomia, laboratório de Plant Science & Crop Production, sob a supervisão das Professoras Dra. Maria Manuela Silva Nunes Reis Abreu e Dra. Ana Cristina Delaunay Caperta. O objetivo foi executar testes de germinação em sedimento para três espécies de plantas halófitas (A. macrostachyum, S. vera e L. daveaui). Na ocasião, a discente acompanhou as seguintes atividades: (1) Coleta das sementes na região de Sapal Natural no Algarve (Portugal); (2) Testes de germinação e (3) esta etapa foi realizada no Laboratório de Química Agrícola (Instituto Superior de Agronomia), para a análise do solo usado na semeadura das espécies vegetais. O presente estudo segue em execução pelo Institudo Superior de Agronomia (Universida de Lisboa).
  2. Plataformas de alianças para a educação e a capacitação internacional. Em 2019 ingressamos no Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (Bolsas Brasil – PAEC OEA-GCUB). O PAEC OEA-GCUB é o resultado da cooperação entre a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), com apoio da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (DCE/MRE). Lançado em 2011, o Programa constitui uma das mais importantes iniciativas de cooperação regional no âmbito educacional para o desenvolvimento da América Latina e do Caribe com objetivo contribuir para a integração e o fortalecimento regional das Américas, por meio da concessão de bolsas de estudos integrais para cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado), oferecidas pelas Universidades Brasileiras associadas ao GCUB a estudantes oriundos dos 34 países-membros da OEA, exceto o Brasil. Em 2019, disponibilizamos uma vaga e 14 candidatos mostraram interesse em realizar mestrado no PPGATS, os candidatos eram oriundos da Colômbia, Equador, Venezuela, Honduras, Nicarágua, Paraguai e Peru. Destes candidatos, foi selecionada Maria Carolina Ramirez Hernandez (Colômbia), que atualmente é aluna regular do PPGATS, sob orientação dos Professores Elís Regina Costa de Morais e Daniel Valadão da Silva, seu projeto de dissertação será avaliar a Sensibilidade de macrofitas aquática como possível remediadora de herbicida em ecossistemas aquáticos.
  3. Ação Ufersa Global, realizado em 2019 por iniciativa da UFERSA, por meio da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) e PROPPG, visando promover estratégia voltadas para internacionalização junto os programas de pós-graduação. Na ocasião tivemos as palestras (i) Papel das línguas na internacionalização das universidades ministrada pela Dra. Simone Sarmento (UFRGS), (ii) Internacionalização e qualidade na formação superior ministrada pelo Dr. Leandro R. Tessier (UNICAMP) e, (iii) Importância da pesquisa científica para a internacionalização ministrada pela Dra. Elizabeth Obino Cirne-Lima (UFRGS). Como resultados dessa ação, os programas em parceria com a ARI e PROPPG tem intensificado discussões de estratégias de planejamento para aumentar a internacionalização, discussões essas que permitiram a inserção do PPGATS em plataformas de alianças para a educação e a capacitação internacional, bem como a implementação de outros atrativos para docentes e discentes no Brasil e do exterior.
  4. Mecanismos para atração de discentes e docentes do PPGATS para o exterior: O PPGATS em colaboração com a ARI/PROPPG/UFERSA implementou editais para capacitação em idiomas. Assim, em 2019, as seguintes ações foram realizadas:
    a. PROPPG/UFERSA 22/2018: Edital de apoio à proficiência em língua estrangeira de docentes de programas de pós-graduação stricto sensu – Foram contemplados os docentes Daniel Valadão Silva, Diana Gonçalves Lunardi e Vitor de Oliveira Lunardi. Em 2019, os docentes participaram em um curso de imersão em inglês em Dublin, Irlanda. Uma das particularidades desse edital é que o docente cuja inscrição foi aprovada, tem a obrigatoriedade em ministrar uma disciplina na língua que realizou o curso. Assim, os docentes Daniel Valadão Silva, Diana Gonçalves Lunardi e Vitor de Oliveira Lunardi, ainda em 2019, ministraram, em língua inglesa, às disciplinas Impacto Ambiental das Atividades Agrícolas,
    planejamento ambiental e conservação da biodiversidade, respectivamente.
    b. Centro de Línguas do Semiárido (CELIS): O centro de línguas foi implementado pela ARI e visa ofertar exames de proficiência e cursos regulares em língua inglesa, espanhola e portuguesa (em diferentes níveis), com intuito de preparar nossos discentes para seus estágios e/ou missões internacionais. O CELIS atende não apenas a comunidade interna, mas também externa da UFERSA, e busca contribuir para o
    desenvolvimento sociocultural e econômico da região do Meio Oeste do Rio Grande do Norte, bem como satisfazer a política de internacionalização da UFERSA (Resolução CONSEPE/UFERSA n° 005/2018, de 29 de outubro de 2018).
    c. Edital PROPPG/UFERSA nº 29/2019 – Apoio à publicação de artigos científicos, teve o apoio institucional no pagamento das taxas de revisão do inglês dos artigos publicados.
  5. Disciplinas com Professores Externos: Em 2017, o Prof, John Paul Kastelic, vinculado à University of Calgary no Canadá, em visita a UFERSA, ministrou a disciplina Princípios da Ciência e Escrita Científica, em língua inglesa. O Prof. John Kastelic é graduado em Medicina Veterinária, com destinação, pela Universidade de Saskatchewan em 1982. Em 1988 e 1990, tornou-se mestre e doutor, respectivamente, em Fisiologia da Reprodução pela Universidade de Wisconsin-Madison. Em 2007, recebeu a titulação de professor Honoris Causa pela Universidade de Szent István em Budapeste. Entre seus exercícios profissionais, destaca-se suas atividades na área de medicina veterinária em Alberta Relatório (1982–1984), Centro de Pesquisa no Canadá (1990–2012) e Universidade de Calgary (2012–Atual). Finalmente, Dr. Kastelic é diplomata do Colégio Americano de Ciência Reprodutiva, foi co-editor do periódico Theriogenology de 2003 a 2012 e tem revisado trabalhos na área de ciências agrárias de todos os continentes.
  6. Daniel Valadão Silva: Desenvolve projetos de pesquisa na área de comportamento de herbicidas no solo em parceria com University of Minnesota – EUA, onde foram realizados, durante os anos de 2017 e 2018, estudos sobre o impacto do uso de biochar na dinâmica de herbicidas no solo; e Projetos na área de biologia de plantas daninhas com o Prof. Eduardo Alfonso Ortega Delgado, da Universidad De La Habana, Cuba. O Prof. Daniel, em 2018, participou de duas missões para divulgação dos cursos de pós-graduação da UFERSA, entre eles o PPGATS. A primeira missão foi realizada em junho de 2018, onde foram feitas visitas a instituições de pesquisa e ensino em Cordoba e Buenos Aires. Como fruto da missão foi realizado convênio entre a UFERSA e Universidade Católica de Córdoba, bem como o planejamento de parcerias de pesquisa com o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina e a Universidad de Buenos Aires. A segunda missão foi realizada em setembro de 2018, com visita a instituições de pesquisa e ensino de Cuba, nas cidades de Havana e Santa Clara.
  7. Elís Regina Costa de Morais é membro do projeto BRASILE. O Projeto foi aprovado pelo programa de mobilidade ERASMUS e será desenvolvido em parceria entre 04 Universidades Brasileiras (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e a Università di Cagliari (UniCA)-Itália. Esse projeto visa acordos específicos de colaboração, desenvolvendo, principalmente, atividades de ensino e pesquisa relacionadas ao manejo agronômico e florestal, conservação da biodiversidade, bancos de germoplasma e tecnologia farmacêutica, bem como mobilidade de discentes e docentes. A mobilidade universitária é uma prioridade para ambos os países, visto que a internacionalização é uma estratégia fundamental de crescimento do ensino e da pesquisa, sendo útil para a formação do corpo técnico e para a troca de experiências e boas práticas, pois acelera o processo de crescimento local e garanti competências transversais e o nível de competitividade necessários à inserção no mercado de trabalho global, bem como a formação cultural e humana a partir da comparação com diferentes culturas e contextos.
11 de outubro de 2019. Visualizações: 939. Última modificação: 31/10/2022 16:08:14