Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa de Pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade

O Prof. Francisco Marlon Carneiro Feijo coordena, com colaboração dos Professores Elís Regina Costa de Morais, Nilza Dutra Alves, Ana Carla Diógenes Suassuna e Ricardo Henrique de Lima Leite O Fórum Permanente sobre Ambiente.  O fórum é um evento que visa discutir temas diversos e atuais sobre ambiente, bem com congregar pessoas para analise de problemas locais sobre ambiente. O projeto teve início no ano de 2017 e segue até os dias atuais.

» Resposta e Atendimento a Fauna Marinha Oleada 

  • Palestrante: Augusto Carlos da Bôaviagem Freire
  • Dia: 14 de novembro de 2019
  • Horário: 15:00 hs
  • Local: Auditório do Prédio da Pro-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação

Augusto Carlos da Bôaviagem Freire é Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2012); Mestre em Ciência Animal Tropical pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (2016). Atualemente é Médico veterinário do Projeto Cetáceos da Costa Branca – Universidade Estadual do Rio Grande do Norte; Membro da Sociedade Latino Americana de Especialistas em Mamíferos Aquáticos – SOLAMAC; Conselheiro fiscal suplente do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (CEMAM). Tem experiência na área de medicina da conservação e clínica médica de animais selvagens, com ênfase em mamíferos aquáticos. Desenvolvendo atividades de pesquisa voltadas ao manejo, resgate, reabilitação em cativeiro e soltura de fauna marinha (aves, quelônios, cetáceos e sirênios) no Nordeste do Brasil.

» A necessidade da inclusão digital nos dias atuais

  • Palestrante: Profa. Angélica Félix Castro
  • Dia: 14 de outubro de 2019
  • Horário: 9:30 hs
  • Local: Auditório do Prédio da Pro-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação
Angélica Félix Castro é graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), Mestre em Geodinâmica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), Doutora em Geodinâmica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pela Christian-Albrecht Universitat zu Kiel, Alemanha (2007) e Pós-Doutora em Computação pela University of Bristol, Inglaterra (2015). Trabalhou como professora do Magistério Superior no Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus de Vitória da Conquista, de 2006 a 2008. Desde 2009 é professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), onde atualmente atua como coordenadora do Instituto Metrópole Digital ? Polo Mossoró e como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, associação ampla UERN – UFERSA.

»Influência humana na alimentação de peixes pelágicos

  • Palestrante: Prof. Guelson Silva
  • Dia: 21 de agosto de 2019
  • Horário: 10:00 hs
  • Local: Auditório do Prédio da Pro-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação
Guelson Batista da Silva é graduado em Engenharia de Pesca (2001) com mestrado em Ciências Marinhas Tropicais (2005) e doutorado em Engenharia de Pesca (2013),  pela Universidade Federal do Ceará. Ocupa o cargo de professor Adjunto III na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), sendo responsável pelo Laboratório de Tecnologia e Oceanografia Pesqueira, vinculado ao Centro de Estudos em Pesca e Aquicultura Sustentável do Semiárido (CEPAS). Atua como membro do Sub-Comitê Científico do Comitê Permanente de Gestão dos Atuns e Afins (SCC-CPG Atuns e afins). Atuou como membro pesquisador do Grupo de Estudo de Elasmobrânquios do Ceará (ELACE), desenvolvendo pesquisas sobre a biologia e pesca de elasmobrânquios, com destaque para as raias da família Dasyatidae. Recentemente, tem atuado principalmente nas áreas de tecnologia pesqueira e biologia de recursos pesqueiros, com ênfase no estudo de biologia e pesca de atuns e afins associados a dispositivos atratores de peixes. Possui experiencia na participação em pesquisas de grande relevância, tais como o Programa REVIZEE, onde atuou no desenvolvimento de estudos sobre prospecção de recursos demersais com espinhel de fundo, a bordo do B. Pq. Prof. Martins Filho do LABOMAR/UFC e o Programa de Marcação e Recaptura de Atuns no Oceano Atlântico (AOTTP), financiado pela Comissão Internacional para a Conservação do Atum do Atlântico (ICCAT), participando dos cruzeiros de marcação e dos procedimentos de recaptura em Areia Branca/RN.

» Palestra: Animais, Saúde e Ambiente

  • Palestrante:  Profa. Nilza Dutra Alves
  • Dia: 24 de julho de 2019
  • Horário: 19:00 hs
  • Local: Auditório do Prédio da Pro-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação
Nilza Dutra Alves é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (1991), mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (1997) e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2004). Atualmente é professora associada III da Universidade Federal Rural do Semi­Árido. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Farmacologia e Terapêutica Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento, dor e bem-estar animal, ética e bioética, leishmaniose visceral, cães, gatos e saúde pública.

» Palestra: Segurança das barragens e riscos ambientais

  • Palestrantes:  Prof. Luís César de Aquino Lemos Filho-UFERSA e Rodrigo Carvalho Guimarães-UERN
  • Dia: 19 de fevereiro de 2019
  • Horário: 14:00 hs
  • Local: Auditório do Prédio da Pro-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação
Luís César de Aquino Lemos Filho é Engenheiro Agrônomo formado pela UFC (2004). Mestre (2005) e Doutor em Engenharia Agrícola pela UFLA. Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), em Mossoró, RN. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água (PPGMSA/UFERSA). Líder do Grupo de Pesquisa em Manejo de Recursos Naturais do Semiárido (RENAS).
Rodrigo Carvalho Guimarães é graduado em Geografia pela UECE (2002), Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental (UECE, 2004) , Mestrado em Geologia (UFC, 2007) e Doutorado em Geografia (UFC, 2011). Atua como Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN junto ao curso de Bacharelado em Gestão Ambiental, Mestrado em Ciências Naturais e Mestrado em Geografia. Presidente do Comitê de Bacia do Rio Apodi-Mossoró 2018 – 2019, é membro efetivo do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, do Fórum Potiguar dos Comitês de Bacias Hidrográficas, do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, do Conselho Gestor da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão e do Conselho Turístico do Pólo Costa Branca.

» Palestra: Avaliação do Ciclo de Vida: uma abordagem holística para tomada de decisões sustentáveis

  • Palestrante:  Prof. Breno Barros Telles do Carmo
  • Dia: 30 de novembro de 2018
  • Horário: 14:00 hs
  • Local: Auditório do Prédio da Pro-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação
Breno Barros Telles do Carmo é bacharel em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com graduação sanduíche na Universidade do Porto (UP), Portugal, (2003-2007). Mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Ceará (2008-2009). Ph.D. em Engenharia Industrial pela École Polytechnique de Montréal, Université de Montréal (2013-2017), Canadá, com sanduíche na Université Libre de Bruxelles, Bélgica. Membro do grupo internacional SLCAlliance, atuando como co-líder da seção de agregação e ponderação, sendo um dos responsáveis pela revisão das novas diretrizes da United Nations Environment Programme – UNEP/Life Cycle Initiative, da ONU, para a realização da Avaliação Social do Ciclo de Vida. Consultor para avaliação de cursos de graduação (INEP / MEC) desde 2012.

» Palestra: Aplicação do Plasma Frio Atmosférico em Técnicas Ambientais

  • Palestrante:  Prof. Clodomiro Alves Junior
  • Dia: 25 de abril de 2018
  • Horário: 15:00 hs
  • Local: Auditório do Prédio da Pro-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação

Clodomiro Alves Júnior é graduado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, fez mestrado e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos e Pós-doutorado na École des Mines, em Nancy/França. Participou ativamente da criação do Programa de Pós-graduação de Ciência e Engenharia de Materiais da UFRN e ainda presidio a Sociedade Latino-americana de Biomateriais, Órgãos Artificiais e Engenharia de Tecidos (SLABO). Atualmente, é Pesquisador Visitante Sênior da Ufersa.

» Palestra: Agricultura, agrotóxicos e os recursos naturais: o componente vegetal como remediador

  • Palestrante:  Prof. José Barbosa
  • Dia: 07 de dezembro de 2017
  • Horário: 17:00 hs
  • Local: Auditório do Prédio da Pro-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação

» Palestra: Boto cinza

  • Palestrante:  Profa. Diana Gonçalves Lunardi
  • Dia: 07 de novembro de 2017
  • Horário: 16:00 hs
  • Local: Auditório do Prédio da Pro-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação
Diana Gonçalves Lunardi é Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1997-2002), mestre em Ecologia (2003-2005), também pela Universidade de Brasília e doutora em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008-2011). Atualmente, é presidente da comissão gestora do Plano de Gestão de Logística Sustentável da UFERSA e docente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade, participando de projetos que investigam principalmente o planejamento ambiental de áreas naturais protegidas e as práticas de gestão de logística sustentável.
5 de julho de 2020. Visualizações: 58. Última modificação: 05/07/2020 14:15:34