Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa de Pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade - PPGATS (Mestrado)

O PPGATS possui uma rede física constituída por 07 (sete) laboratórios, a qual permite o desenvolvimento de atividades relacionadas à pesquisa, ensino e extensão. Abaixo, encontram-se os laboratórios, seus descritivos e suas principais atividades por linha de pesquisa.

  1. Núcleo de estudos ambientais, com uma área de 450 m2 distribuída entre recepção, sala de reunião, gabinete de professores, gabinete de alunos e dois laboratórios. O Laboratório de Hidrogeoquímica Ambiental disponibiliza dos seguintes equipamentos: Espectofotômetro de Absorção Atômica marca Thermo, Cromatógrafo HPLC marca Thermo, Balança Analítica, Mod. Ultra Mark 210A, Balança eletrônica de precisão, Mod. Mark 4.100, Chapa Aquecedora, Mod. DB-IVAC, Condutivímetro de Bancada, Mod. mCA 150, Destilador de Água cap. de 5 L/h, Mod.Q341-25, Barrilete de Água 50 litros, Mod. 2130, Espectrofotômetro UV-VIS, Mod. 2000 UV (SF200DM), Fotômetro de Chama monocanal, Mod. FC 180, Medidor de pH de bancada, Mod. mPA 210, Agitador de Kline VDRL Mod. TS-2000A, Mod 340, Computador + impressora, Estufa circulação de ar, Conjunto lavador de pipetas Mod.2730. Dessecador sem Vacuômetro, Mod. 553/554, Macropipetador (PIPETING HELPER), Mod. Maneus. Destilador de Kjeldahl semi-automático. Chuveiro e Lava Olhos; e o Laboratório de Fitotecnologia Ambiental que disponibiliza Estufa de Cultura Bacteriológica, Balança Analítica, Balança eletrônica de precisão, Bureta Digital Eletrônica, Capela para Exaustão de Gases, Carrinho para Transporte, Centrífuga de Bancada, Chapa Aquecedora. Condutivímetro de Bancada, Destilador de Água, Barrilete de Água 50 litros, Incubadora para DBO, Espectrofotômetro UV-VIS, Medidos de oxigênio dissolvido, Turbidimetro de bancada, Medidor de pH de bancada, Agitador de Kline, Moinho de Rotor Vertical (tipo Willye ), Geladeira, Freezer, Computador + impressora, Estufa circulação de ar, Germinadores, Dessecador sem Vacuômetro, Macropipetador ( PIPETING HELPER ), Bloco digestor de Kjeldahl para oito tubos, Conjunto lavador de pipetas.
  2. Laboratório de Processos Químicos (LPQ) faz parte do CITED (Centro de Inovação Tecnológica do Semiárido) e localiza-se no Campus Mossoró da UFERSA. O LPQ atua no desenvolvimento de processos alternativos de despoluição de efluentes e obtenção de materiais utilizando recursos naturais inerentes ao semiárido brasileiro. Para isso, o laboratório dispõe de infraestrutura para a realização de análises cromatográficas, espectrofotométricas e titulométricas; além de banhos ultrassônicos, capela de exaustão de gases, destilador, extrator Clevenger etc. Atualmente, o LPQ forma pesquisadores a nível de mestrado e de iniciação científica, atendendo diversas áreas do conhecimento (engenharias, ambiente, materiais, química, agronomia etc) devido a sua natureza interdisciplinar.
  3. Laboratório de tecnologia de alimentos de origem animal, microbiologia e processamento de amostras, o qual desenvolve atividades relacionadas a processamento e armazenamento de amostras de coleta de sangue; Elaboração de produtos cárneos; Microbiologia de alimentos de origem animal e amostras de sangue. No laboratório estão disponíveis Estufa de secagem, auto-clave horizontal, centrífuga refrigerada, banho-maria, agitador magnético, geladeira, balança de precisão, estereomicroscópio, microscópio binocular, destilador, analisador de leite ultrassônico portátil (eko-milk), termômetro infravermelho, GPS, termohigrômetros e computador de mesa. O analisador de leite ultrassônico portátil (eko-milk) foi obtido com recursos do Edital Pró-Equipamentos da Capes e os demais com recurso da própria UFERSA.
  4. Laboratório de Microbiologia, equipado para identificar bactérias e fungos de interesse médico veterinário e zootécnico e confecção de extratos de plantas e testes destes extratos quanto ao perfil microbiológico de agentes patogênicos. O laboratório tem 4 salas: sala de lavagem – com 3m2 para lavagem de vidrarias e utensílios, sala de esterilização – com 4m2 para a esterilização de materiais e meios de cultura, sala de cultivo de bactérias- com 20m2 para a identificação de bactérias e testes de extratos, sala de cultivo de fungos – com 15m2 para a identificação de fungos. O laboratório de microbiologia tem três refrigeradores para armazenamento de meios de cultura e materiais perecíveis, um freezer para congelamento de amostras biológicas, uma autoclave para esterilização de meio de cultura, duas estufas de esterilização e secagem, um espectofotometro, uma leitora de elisa, um destilador, uma banho maria com capacidade para 120 tubos, um pHametro, um condutivimetro, uma B.O.D.um fluxo laminar, 05 microscopios, 01 lupa. Foram obtidos com financiamento de projeto – 01 microscopio, B.O.D., fluxo laminar, banho Maria. São atividades desenvolvidas – Identificação de bactérias e fungos de interesse médico veterinário e zootécnico, confecção de extratos, decócto e infusão de plantas, esterilização de vidrarias e meios de cultura, confecção de meio de cultura, macrodiluição e microdiluição de extratos de plantas. 06 estudantes de mestrado, 04 de graduação. O laboratório atende demanda do programa em Produção Animal e estudantes de gradução dos cursos de Zootecnia e Biotecnologia. 07 projetos de mestrado vinculados ao laboratório. O laboratório atende a comunidade executando exames bacteriológicos e micológicos de atendimento clinico a comunidade.
  5. Laboratório de Ecologia Evolutiva e Molecular (Ecomol), inaugurado recentemente e sob a responsabilidade do prof. Vitor de Oliveira Lunardi, foi construído e equipado com recurso do Reuni/MEC/Governo Federal. Em relação ao PPGATS, este laboratório atende a professora permanente Diana Gonçalves Lunardi. O Ecomol faz parte do complexo de laboratórios dos cursos de Ecologia e Biotecnologia da UFERSA e possui uma área exclusiva de aproximadamente 30m2 , contendo diversos equipamentos de análise molecular (por exemplo: estufa, cuba de eletroforese, microcentrífuga, sistema de fotodocumentação de géis, termociclador e transiluminador), de ecologia de campo (como armadilha fotográfica, anemômetro e GPS) e uma área contendo três computadores e uma impressora destinada a análise e processamento de dados. Desta forma, o Ecomol possui neste momento a infraestrutura e equipamentos básicos para análise genética e molecular de material biológico. Os objetivos principais do Ecomol são o desenvolvimento de atividades acadêmicas de ensino, pesquisas científicas e ações de extensão em temas envolvendo evolução, ecologia, biologia molecular e conservação da biodiversidade, especialmente do semiárido brasileiro.
  6. Laboratório de Biotecnologia Vegetal, dispõe de cuba de sequenciamento vertical, cubas de eletroforese horizontal, fontes de eletroforese de capacidade de 300 Volts e 3.000 Volts, freezer, centrífugas refrigeradas, refrigeradores, termocicladores, sistema de fotodocumentação, destilador de água, sistema de obtenção de água ultra-pura, capela de exaustão, balança analítica até 200g, medidor de pH de bancada, agitador magnético com aquecimento, forno de microondas, termômetros digitais, cronômetros digitais, BOD, Banho-maria. A proposta de atuação do laboratório é aplicação da microbiologia à produção e conservação de alimentos; processamento de alimentos envolvendo enzimas e micro-organismos; pesquisa de micro-organismos patogênicos e deteriorantes de alimentos e as alterações decorrentes.
  7. Laboratório de Processos Químicos (LPQ) faz parte do CITED (Centro de Inovação Tecnológica do Semiárido) e localiza-se no Campus Mossoró da UFERSA. O LPQ atua no desenvolvimento de processos alternativos de despoluição de efluentes e obtenção de materiais utilizando recursos naturais inerentes ao semiárido brasileiro. Para isso, o laboratório dispõe de infraestrutura para a realização de análises cromatográficas, espectrofotométricas e titulométricas; além de banhos ultrassônicos, capela de exaustão de gases, destilador, extrator Clevenger etc. Atualmente, o LPQ forma pesquisadores a nível de mestrado e de iniciação científica, atendendo diversas áreas do conhecimento (engenharias, ambiente, materiais, química, agronomia etc) devido a sua natureza interdisciplinar.

 

 

6 de julho de 2019. Visualizações: 1130. Última modificação: 01/03/2021 18:15:15