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Programa de Pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade

ORIENTAÇÕES PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO

  1. Importante
  • Verifique todas as informações relacionadas a defesa de dissertação o no Regulamento do PPGATS.
  • O convite para os membros da banca fica por conta do professor orientador e do orientado.
  • O agendamento da reserva de sala (formulário para reserva de sala) para local, dia e horário da defesa é de responsabilidade do estudante, inclusive em caso de necessidade de reserva da sala de webconferência.
  • O estudante se responsabilizará por disponibilizar, a cada membro da banca examinadora, a dissertação em formato digital ou impresso, conforme preferência do membro.
  • A homologação da banca e agendamento da data de defesa da dissertação será apreciada pelo Colegiado do Programa e comunicado ao orientador.
  • A solicitação da defesa deverá ser enviada à coordenação do PPGATS, com antecedência mínima de 20 (vinte) dias da data prevista para a defesa.
  • Para solicitação da defesa o discente deverá: ter integralizado número mínimo de créditos exigidos no Programa; ter sido aprovado no exame de proficiência em língua estrangeira, no estágio de docência e no exame de qualificação; e, ter publicado em anais de evento, dois artigos completos, ou ter um artigo aceito para publicação, em periódico classificado no extrato superior da lista QUALIS da CAPES na área Ciências Ambientais, ou ainda um capítulo de livro publicado por editoras universitárias ou comerciais cujo texto tenha sido submetido à avaliação ad hoc e tenha registro no ISBN.
  • As produção bibliográfica do discente necessário para solicitar a defesa de dissertação deverão ter sido publicadas após a data da primeira matrícula no curso.
  • PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO COM PROPRIEDADE INTELECTUAL SEGUIR NORMATIVA PPGATS/UFERSA 001/2020 (clique aqui).
  1. Documentação necessária para solicitação de defesa de dissertação
  • Cópia da dissertação em formato pdf (modelo)
  • Anuência do orientador (clique aqui)
  • Formulário de indicação de banca (clique aqui)
  • Formulário para cadastro de membro externo (clique aqui)
  • Termo de Aceite de Participação em Banca
  • Comprovante de quitação do discente com o Sistema de Bibliotecas da UFERSA.
  • Comprovante de publicação de: a) 2 (dois)  artigos completo em anais de evento; b) ou de 1 (um) artigo aceito para publicação (em periódico classificado no extrato superior da lista QUALIS da CAPES na área Ciências Ambientais); c) ou  1 (um) capítulo de livro publicado por editoras universitárias cujo texto tenha sido submetido à avaliação ad hoc e tenha registro no ISBN. Todas essas produções bibliográficas deverão ter sido publicadas após a data da matrícula no curso
  • Histórico escolar
  1. Composição da banca examinadora
  • A banca examinadora deverá ser composta com, no mínimo, 3 (três) membros titulares e 2 (um) suplentes. No caso do coorientador fazer parte da banca, está deve ter no mínimo 4 (quatro) membros titulares
  • Dos membros titulares, o orientador deverá ser o presidente da banca e pelo menos 1 (um) dos membros titulares deve ser externo à UFERSA.
  • Apenas o membro externo poderá participar à distância por webconferência ou similar, este deve emitir parecer que será anexado a ata. A participação à distância deve constar na ata de defesa.
  • Em caso da ausência do orientador, o coorientador e, não havendo a figura deste, o coordenador indicará dentro do quadro de docentes permanentes, o mais apropriado para assumir a função.
  • Dos membros suplentes, um deve ser externo a UFERSA.
  • Os membros da banca examinadora deverão possuir o titulo de doutor e não poderão apresentar parentesco em primeiro grau, colateral e afim, ou cônjuge com o Discente.
  1. Apresentação e avaliação do dissertação
  • A apresentação da dissertação poderá ser projetor multimídia (data-show) ou outras formas de apresentação que o mestrando considerar adequadas ao escopo do projeto
  • O tempo de exposição será de 40 a 50 minutos.
  • Concluída a defesa, a banca examinadora emitirá o conceito “Aprovado por unanimidade”, “Aprovado com restrição” ou “Reprovado”.
  • O presidente da banca deverá preencher e ler a ata da defesa do exame de qualificação (modelo de ata clique aqui), na qual constara o julgamento da banca examinadora. No caso de haver sugestões da banca e uso de webconferência ou similar devem ser indicadas na ata. A referida ata deve ser entregue na secretaria do programa em um prazo máximo de três dias úteis a contar da data da defesa.
  • Apenas será permitida assinatura digital do membro externo, em caso de defesas realizadas por web conferência (Declaração PROPPG de 28 de março de 2016).
  • O discente que tiver sua dissertação reprovada terá uma segunda oportunidade, devendo no prazo máximo de 90 (noventa) dias, a contar da data de defesa, realizar outra defesa. Em caso de reprovação da segunda defesa o discente será automaticamente desligado do programa.

» Observações importantes: 1. Caso algum(uns) dos membros da banca de qualificação, defesa de dissertação ou de tese partipe(m) via web/vídeoconferência, a assinatura poderá ser digitalizada, desde que conste esta informação na ata. A assinatura deve ser clara e legível. Não pode ser em forma de foto. 2. Qualquer ocorrência fora do normal durante a defesa deverá ser registrada em ata (saída antecipada de algum membro, substituição urgente de membro titular por suplente, mudança de local, interrupções de qualquer natureza, por exemplo). 3. Caso a ata ultrapasse 1 (uma) página, a página seguinte deverá conter o cabeçalho, a informação do número de matrícula do aluno, seguido por “página 2 de 2”, “página  2 de 3”, “página 3 de 3” etc.

  1. Consolidação da Defesa e Requerimento do Diploma
  • A homologação da aprovação de defesa da dissertação e concessão do grau pelo Colegiado do Programa só ocorrerá após a entrega da versão final da dissertação.
  • Somente após a entrega da versão final da dissertação é que o mestrando terá direito ao histórico escolar e solicitar o requerimento da emissão de diploma.

6 de julho de 2019. Visualizações: 636. Última modificação: 25/07/2021 09:11:04