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Programa de Pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade

ORIENTAÇÕES PARA EXAME DE QUALIFICAÇÃO

1.   Informações Diversas

  • O Exame de qualificação tem como objetivos avaliar o andamento das pesquisas dos estudantes do Programa de Pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade (PPGATS).
  •  A aprovação no exame de qualificação é etapa obrigatória do processo de titulação dos discentes do Programa.
  • O prazo máximo para realização do exame de qualificação é de 12 (doze) meses, contados a partir da data da primeira matricula.
  • O convite para os membros da banca do exame de qualificação deve ser formalizado pelo professor orientador e orientado.
  • A solicitação de reserva de sala para defesa (formulário clique aqui) é de responsabilidade do estudante, inclusive em caso de necessidade de webconferência (formulário clique aqui).
  • O estudante se responsabilizará por disponibilizar, a cada membro da banca examinadora, projeto em formato digital ou impresso, conforme preferência do membro.
  • Não será aceito a entrega de documentação incompleta, nesse sentido todos os campos dos formulários devem ser preenchidos e documentos solicitados enviados.
  • A homologação da banca e agendamento do exame de qualificação será apreciada pelo Colegiado do Programa e comunicado ao orientador.
  • Em casos excepcionais (julgados pelo colegiado do programa), será permitido a substituição de projeto já aprovado no exame de qualificação.
  • A solicitação de substituição de projeto já aprovado no exame de qualificação, deve ser enviado ao colegiado do Programa, pelo orientador, com justificativa por escrito.
  • No caso da mudança de projeto ser homologada pelo Colegiado do Programa, o aluno deverá submeter-se a uma nova defesa de projeto, em um prazo máximo de 30 (trinta) dias após a homologação.
  • A solicitação do exame de qualificação deve ser enviada, com antecedência mínima de 20 (vinte) dias da data prevista para a defesa.
  • A solicitação de inclusão de coorientação apenas é permitido até a data de realização do exame de qualificação.

2.   Documentação necessária para agendamento da defesa

  • Formulário de solicitação de banca de qualificação (clique aqui);
  • Cópia do projeto em formato pdf (modelo clique aqui);
  • Anuência do orientador (clique aqui);
  • Termo de aceite de participação em banca examinadora (modelo clique aqui);
  • Formulário de participante externo  (modelo clique aqui)
  • Se for o caso, anexar cópia do parecer do comitê de ética ou protocolo de encaminhamento, quando o projeto utilizar seres humanos ou experimentação animal. Nestes casos, o projeto só será considerado aprovado quando houver a aprovação do Comitê de Ética.

3.   Composição da banca examinadora

  • A banca examinadora deverá ser composta por no mínimo 3 (três) examinadores titulares e 1 (um) examinador suplente, sendo obrigatória a participação do orientador, que presidirá a banca.
  • Em caso da ausência do orientador, o coorientador e, não havendo a figura deste, o coordenador indicará dentro do quadro de docentes permanentes, o mais apropriado para assumir a função.
  • Apenas membro externo a UFERSA poderá participar por webconferência.
  • Os examinadores deverão ter o título de Doutor e conhecimento do assunto do Projeto de Dissertação que está sendo avaliado, podendo, ou não, ser docentes do Programa.

4.   Apresentação e avaliação do projeto

  • A apresentação do projeto poderá ser projetor multimídia (data-show) ou outras formas de apresentação que o mestrando considerar adequadas ao escopo do projeto
  • O tempo de exposição será de 20 a 30 minutos.
  • Concluída a defesa, a banca examinadora emitirá o conceito “Aprovado” ou “Reprovado”.
  • O presidente da banca deverá preencher e ler a ata da defesa do exame de qualificação (modelo de ata clique aqui), na qual constara o julgamento da banca examinadora. No caso de haver sugestões da banca e uso de webconferencia devem ser indicadas. A referida ata deve ser entregue na secretaria do programa em um prazo máximo de três dias úteis a contar da data da defesa.
  • Apenas será permitida assinatura digital do membro externo, se este participar por webconferência (Declaração PROPPG de 28 de março de 2016).
  • O discente reprovado no exame de qualificação terá direito a nova oportunidade, no caso de novo resultado negativo, o candidato será desligado do curso.

» Observações importantes: 1. Caso algum(uns) dos membros da banca de qualificação, defesa de dissertação ou de tese partipe(m) via web/vídeoconferência, a assinatura poderá ser digitalizada, desde que conste esta informação na ata. A assinatura deve ser clara e legível. Não pode ser em forma de foto. 2. Qualquer ocorrência fora do normal durante a defesa deverá ser registrada em ata (saída antecipada de algum membro, substituição urgente de membro titular por suplente, mudança de local, interrupções de qualquer natureza, por exemplo). 3. Caso a ata ultrapasse 1 (uma) página, a página seguinte deverá conter o cabeçalho, a informação do número de matrícula do aluno, seguido por “página 2 de 1”, “página 3 de 1” etc.

5.     Consolidação da Atividade no SIGAA

  • A Consolidação da Defesa de Projeto consiste em incluir no histórico do aluno o cumprimento da atividade com conceito APROVADO/REPROVADO
  • A atividade só passará a constar no histórico do aluno após o fechamento do calendário letivo do semestre em que o aluno defendeu o projeto, caso tenha sido enviado para Coordenação e homologado pelo Colegiado do Programa todas as documentações e informações necessárias, dentro dos prazos estabelecidos.

NOTAS IMPORTANTES:

  1. As orientações descritas no presente documento foram elaboradas pelo Colegiado do Curso, ao qual caberá julgar os casos omissos, não previstos nas presentes orientações, e emitir o devido parecer junto à Coordenação do PPGATS.
  2. Verifique todas as informações relacionadas ao exame de qualificação no Regulamento do PPGATS.
5 de julho de 2019. Visualizações: 716. Última modificação: 03/09/2020 17:37:24