Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa de Pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade

ORIENTAÇÕES  PRELIMINARES PARA ESTÁGIO DE DOCÊNCIA

» O Estágio de Docência, e configurado como uma atividade de ensino a ser desenvolvida no campo das áreas do conhecimento contempladas no PPGATS, caracterizar-se-á como uma Atividade Acadêmica do Discente no Programa

» O discente regularmente matriculado no PPGATS poderá cumprir o Estágio de Docência junto a uma ou mais disciplinas de cursos de graduação da UFERSA ou de instituições de ensino superior que participam de Cursos ou Programas de Pós-Graduação em associação com a UFERSA, com o objetivo de se aperfeiçoar para o exercício da docência em nível do ensino superior

» A realização e a aprovação no Estágio de Docência serão obrigatórias PARA TODOS OS DISCENTES.

» Poderá ser dispensado do estágio de docência o discente que comprove exercício profissional por, no mínimo, 30 horas aulas em um mesmo semestre, no ensino superior. O discente deve enviar e-mail a coordenação do PPGATS (ppgats@ufersa.edu.br) solicitando a dispensa com os documentos comprobatórios.  

» O período de realização do Estágio de Docência deverá ser combinado entre o discente e seu Orientador e com o docente responsável pela(s) disciplina(s) da graduação.

» O Estágio de Docência deverá ser realizado dentro do período letivo dos cursos de graduação da UFERSA.

» A duração mínima do Estágio de Docência será de um semestre com duração máxima de dois semestres. O Estágio de Docência terá carga horária mínima semestral de 30 horas e máxima de 60 horas.

» Ao se matricular em Estágio de Docência, o  discente deverá enviar a coordenação do programa (ppgats@ufersa.edu.br), com no máximo 30 (trinta) dias de antecedência do início das atividades na disciplina, o Plano de Atuação para ser homologado pelo Colegiado.

No titulo do e-mail deve constar “Plano Atuação Estagio Docência_nome do discente”.

No Plano deve contar:

  • Nome do discente e número de matrícula.
  • Nome, código e Departamento responsável pela disciplina.
  • Nome do professor responsável pela disciplina ou turma.
  • Cronograma com a descrição detalhada das atividades a serem realizadas e a respectiva carga horária.
  • Metodologia de ensino a ser aplicada pelo pós-graduando.
  • Devem assinar o plano de ação, o discente, o professor responsável e o orientador.

» Ao final do Estágio Docência, o discente entregará um relatório de suas atividades a coordenação do PPGATS, anexando as avaliações do orientador e do Prof. Responsável pela disciplina, na avaliação deve contar o conceito “Aprovado” ou “Reprovado”. Caso o professor responsável pela disciplina seja o orientador é necessário apenas a avaliação desse.

» O relatório do Estágio de Docência deve ser enviado para a coordenação do PPGATS (formulário clique aqui), até no máximo 20 (vinte) dias do término da disciplina, anexar o relatório do Estágio de Docência e as avaliações do orientador e/ou responsável pela disciplina, em um único pdf.

  • Clique aqui o modelo de relatório do Estágio de Docência
  • Clique aqui o modelo de avaliação do orientador
  • Clique aqui o modelo de avaliação do prof. responsável pela disciplina
5 de julho de 2019. Visualizações: 412. Última modificação: 13/02/2020 12:51:16