Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa de Pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade

Área de concentração:

Estratégias sustentáveis de desenvolvimento do semiárido – Congrega estudos referentes ao desenvolvimento sustentável da região semiárida brasileira, no que diz respeito ao conhecimento e gestão dos recursos naturais, à inovação tecnológica e ao monitoramento dos fatores econômicos, educacionais e socioculturais.

 

Linhas de pesquisas:

1. Tecnologias Sustentáveis e Recursos Naturais do Semiárido – Abrange estudos relativos ao conhecimento, monitoramento e manejo dos recursos naturais disponíveis no semiárido, à melhoria de tecnologias existentes e ao desenvolvimento de tecnologias alternativas aplicáveis naquela ambiência, visando práticas e políticas de desenvolvimento sustentável tomando como referência as dimensões sociais, culturais, econômicas e tecnológicas de forma simbiótica. Com os seguintes temas de estudo:

Energias alternativas
Processos de despoluição
Aproveitamento de produtos naturais do semiárido
Tecnologias alternativas de produção
Estudos de impacto ambiental
Planos diretores municipais
Impactos das tecnologias alternativas nas organizações e comunidades

2. Desenvolvimento e Sustentabilidade de Organizações e Comunidades no Semiárido – Aglutina estudos acerca da análise dos processos sociais existentes na região semiárida (educação, saúde, etnia, expressões culturais, gestão e inclusão social), visando compreender sua relação com fatores que contribuem ou não para o desenvolvimento sustentável de organizações e comunidades. Com os seguintes temas de estudo:

Impactos das tecnologias sustentáveis nas organizações e comunidade
Desenvolvimento rural
Economia regional
Movimentos sociais
Processos coletivos
Educação ambiental
Sustentabilidade socioeconômica
Organizações e sustentabilidade
Inclusão social e tecnologia
Estado e políticas públicas
Saúde Pública

24 de setembro de 2014. Visualizações: 5437. Última modificação: 06/07/2019 15:39:18