Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa de Pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade - PPGATS (Mestrado)

Cabeçalho_PPGATS

O Programa de Pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade (PPGATS), nível mestrado, foi aprovado pela CAPES, naquele momento, foi inserido na Área Interdisciplinar e câmara temática de Meio Ambiente e Agrárias. Em 2011, com a criação da área de Ciências Ambientais pela CAPES, os programas de pós-graduação que apresentavam caráter ambiental evidente em sua proposta, incluindo aqueles que compunham a câmara de meio ambiente e agrárias da Área Interdisciplinar, foram convidados a migrar para a área de Ciências Ambientais e a referida câmara temática foi extinta. Fato que culminou na presente área de conhecimento do PPGATS. Deixamos então de fazer parte da área interdisciplinar e passamos a compor os cursos inseridos na Área de Ciências Ambientais.

Após a avaliação quadrienal (2017-2020) obtivemos conceito quatro (04) pela CAPES.

O PPGATS centra seus esforços na pesquisa de tecnologias alternativas para o aproveitamento e preservação dos recursos naturais do semiárido, bem como no estudo das relações técnico-político-sociais e dos impactos destas na sustentabilidade econômica, social e ambiental da região, permitindo sua contextualização interdisciplinar

O eixo que articula as duas linhas de pesquisa é o desenvolvimento, ou seja, a interação entre os aspectos tecnológicos e sociais deve ser capaz de produzir melhores condições de vida   dos seres vivos em uma concepção complexa de forma que todo o tecido social adquira melhores de condições de se autoproduzir de forma ética.

Entende-se que o desenvolvimento de uma sociedade visa à dinamização socioeconômica e a melhoria da qualidade de vida de sua população, para tanto é fundamental que contemple duas dimensões: a tangível (material), que tem nos aspectos econômicos e tecnológicos sua expressão melhor percebida, e a intangível (imaterial) que se refere à capacidade coletiva para realizar ações de interesse social.

No contexto dessas interações, pretende-se capacitar profissionais através da formação científica, para que se tornem aptos a analisar de forma sistêmica, pesquisar e produzir conhecimentos, considerando e promovendo a integração das diversas áreas do conhecimento, com enfoque no desenvolvimento regional.

Por ano, o PPGATS oferta 20 vagas. O processo seletivo é por meio de edital, com publicação prevista anualmente no mês de julho.

Nessa página, disponibilizamos informações detalhadas sobre as atividades do programa, com seus objetivos, projetos de pesquisa, linhas de pesquisa e área de concentração, corpo docente, corpo discente, estrutura curricular, ações de internacionalização, processos seletivos e acesso a defesas promovidas no âmbito do programa.

Secretaria: 

Telefone: (84) 3317-8313

Ramais: 1591 e 1592

Endereço: Prédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Sala 08 – Campus Leste da UFERSA

Horário de Funcionamento: 07h 30min às 18h 00min.

E-mail da coordenação: ppgats@ufersa.edu.br

E-mail da Secretaria: secpos@ufersa.edu.br

 

Redes Sociais:

Instagram: @ppgats

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UClp6B3kGvoOEw3zpgJkZz3A

Linkedin: https://www.linkedin.com/feed/?trk=guest_homepage-basic_nav-header-signin

 

UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi Árido | Brands of the World™ | Download vector logos and logotypes Uern e Fapern publicarão e-books a partir de pesquisas desenvolvidas na pós-graduação no RN | UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Oportunidades Internacionais Prorrogado prazo para envio de dados à Plataforma Sucupira Entremeios SELEÇÃO DE TESES - PRÊMIO CAPES 2021 - Educação Matemática Revista de História – USP

 

6 de julho de 2019. Visualizações: 2583. Última modificação: 31/10/2022 16:30:05