Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa de Pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade - PPGATS (Mestrado)

Fórum Permanente Sobre Ambiente – 2024.1

Sem categoria 4 de abril de 2024. Visualizações: 107. Última modificação: 04/04/2024 10:22:21

O Fórum Permanente Sobre Ambiente, semestre 2024-1, abordará temas que fazem menção a busca por uma vida sustentável, considerando os aspectos sociais, ambientais, econômicos, culturais e institucionais e a relação entre eles, pois a disseminação da consciência ambiental para manutenção e preservação dos recursos naturais, bem como a compreensão de que nossas atitudes influenciam diretamente no futuro do planeta, construindo, coletivamente, caminhos que possam direcionar para o agir de forma consciente e sustentável nas práticas do dia a dia.

Programação:

• 09/04/2024: Os desafios da abordagem interdisciplinar – Profa. Doris Sayago (PPGCDS\UnB)
  • Hora: 8:00 horas
  • Local: Auditório do Centro de Engenharias-UFERSA/Mossoró

Doris Sayago é Antropologia com doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2000). Possui Pós-Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Univesidade de Brasilia – UnB (2005); Pós-Doutorado em Ciências Políticas pela Université Montpellier 1, Centre National de la Recherche Scientifique (2006). Pós-Doutorado na Facultad de Ciencias Agrarias de la Universidad de la República (UDELAR- Uruguay (2023).

• 08/05/2024: Agroecologias emancipadoras: Perspectivas, impasses e contradições sobre o sustentável – Prof. Dr. Guilherme Smaniotto Tres (UFERSA)
  • Hora: 9:00 horas
  • Local: Auditório do Centro de Engenharias-UFERSA/Mossoró

Guilherme Smaniotto Tres é Professor Visitante na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) no Programa de Pós-Graduação em Administração. Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua como agente de divulgação de práticas agroecológicas na região metropolitana de Natal. Idealizador da Comunidade das Formigas, comunidade intencional de base agroecológica. Tem experiência na prestação de serviços para implantação de Sistemas Agroflorestais e Bioconstruções.

• 13/06/2024: Agricultura familiar e alimentação escolar para o desenvolvimento local sustentável – Prof. Dr. Washington José de Souza (UFRN)
  • Hora: 9:00 horas
  • Local: Auditório do Centro de Engenharias-UFERSA/Mossoró

Washington José de Souza é Professor Titular do Departamento de Administração Pública e Gestão Social (DAPGS-UFRN), doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, tua em ensino, pesquisa e extensão no campo da Gestão Social e orienta alunos de graduação, especialização, mestrado e doutorado em temas como economia solidária, reforma agrária, agricultura familiar, trabalho voluntário, gestão de organizações não governamentais e gestão social de políticas públicas com foco na participação e no controle social.