CONSEPE aprova retomada do calendário acadêmico da pós-graduação a partir de 01/06

Pesquisa, Pós-graduação, Processos Seletivos 21 de maio de 2020. Visualizações: 430. Última modificação: 25/05/2020 20:19:44

O Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão – CONSEPE – da Ufersa aprovou nesta quarta, dia 20 de maio, a retomada do calendário acadêmico da pós-graduação que está paralisado desde o dia 18 de março. Com a decisão, as aulas irão retornar no dia 1º de junho e ocorrerão de forma remota – não presenciais – até o dia 28 de agosto.

A proposta da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, aprovada pelo Conselho de Pós-Graduação, foi construída a partir de um levantamento realizado com estudantes e professores sobre o acesso à internet e computador e das condições para a realização das aulas remotamente.

O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, o professor Daniel Valadão, destaca a participação dos discentes no levantamento e o uso das informações para elaboração da proposta “A participação de discentes e docentes da pós-graduação foi superior a 80%. Destacamos que, dentre os discentes que responderam, 93% tem acesso ao computador e internet, 6% acesso ao computador e eventualmente a internet e 1% não tem acesso a computador ou a internet. Diante desta situação, realizamos uma reunião com os coordenadores dos programas de pós-graduação stricto sensu da Ufersa e solicitamos o planejamento de cada um para a oferta das disciplinas durante o semestre 2020.1 realizado, excepcionalmente, de forma remota”, explicou.

As coordenações também tiveram a possibilidade de conversar com seus discentes e procurar meios de colaborar para o melhor aproveitamento de cada um. No calendário aprovado pelo CONSEPE está previsto o período para ajuste de matrículas entre os dias 26 e 29 de maio, onde os discentes poderão retirar e adicionar disciplinas.

Aos estudantes que não tiverem condições de acompanhar as aulas remotamente, será permitido o trancamento das disciplinas ou do curso. Neste último caso, o período máximo de interrupção de estudos permitido é de um período letivo para o mestrado e dois para o doutorado e o prazo de trancamento não é computado ao prazo total de curso.

A Pró-reitoria de Pesquisa também irá ofertar na próxima semana, aos docentes interessados, treinamento em ferramentas para aulas realizadas remotamente.  As inscrições aos cursos devem ser realizadas a partir do dia 22 de maio, em link na página da PROPPG.

Veja o calendário acadêmico da Pós-graduação 2020.1