Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa de Pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade - PPGATS (Mestrado)

Fórum Permanente sobre Ambiente: Resposta e Atendimento a Fauna Marinha Oleada

Responsabilidade Social 11 de novembro de 2019. Visualizações: 417. Última modificação: 02/12/2019 10:37:09

Fórum Permanente da Pós em Ambiente, Tecnologia e Sociedade

No mês de novembro no FÓRUM PERMANENTE EM MEIO teremos a Palestra Resposta e Atendimento a Fauna Marinha Oleada, ministrada pelo Médico Veterinário AUGUSTO CARLOS DA BÔAVIAGEM FREIRE.

 

VER MATÉRIA PUBLICADA CLIQUE AQUI

A palestra será no dia 14 de NOVEMBRO, às 15:00h, no Auditório da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, situado no lado leste do Campus Sede, em Mossoró.

Entidades de atuação ambiental que acompanham o derramamento de óleo na costa do Nordeste afirmam que ainda não é possível mensurar todos os impactos causados pelo produto até o momento, além do risco na cadeia alimentar, as pessoas também estão sujeitas a entrar em contato direto com os contaminantes, que permanece no ambiente. Isso pode acontecer em uma simples caminhada pela areia da praia ou no banho de mar, tocando involuntariamente em resíduos de óleo ou inalando os gases liberados por eles. No petróleo, estão contidos compostos orgânicos voláteis (COVs) e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), ambos altamente tóxicos e cancerígenos, nesse sentido a palestra abordará conhecimentos sobre as técnicas e procedimentos de atendimento emergencial de fauna marinha contaminada por óleo.

Augusto Carlos da Bôaviagem Freire é Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2012); Mestre em Ciência Animal Tropical pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (2016). Atualemente é Médico veterinário do Projeto Cetáceos da Costa Branca – Universidade Estadual do Rio Grande do Norte; Membro da Sociedade Latino Americana de Especialistas em Mamíferos Aquáticos – SOLAMAC; Conselheiro fiscal suplente do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (CEMAM). Tem experiência na área de medicina da conservação e clínica médica de animais selvagens, com ênfase em mamíferos aquáticos. Desenvolvendo atividades de pesquisa voltadas ao manejo, resgate, reabilitação em cativeiro e soltura de fauna marinha (aves, quelônios, cetáceos e sirênios) no Nordeste do Brasil.

Esperamos a visita de todos