2021-2024
- Plataformas de alianças para a educação e a capacitação internacional. Em 2019 ingressamos no Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (Bolsas Brasil – PAEC OEA-GCUB). O PAEC OEA-GCUB é o resultado da cooperação entre a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), com apoio da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (DCE/MRE). Lançado em 2011, o Programa constitui uma das mais importantes iniciativas de cooperação regional no âmbito educacional para o desenvolvimento da América Latina e do Caribe com objetivo contribuir para a integração e o fortalecimento regional das Américas, por meio da concessão de bolsas de estudos integrais para cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado), oferecidas pelas Universidades Brasileiras associadas ao GCUB a estudantes oriundos dos 34 países-membros da OEA, exceto o Brasil. Em 2022, disponibilizamos uma vaga e 11 candidatos mostraram interesse em realizar mestrado no PPGATS, os candidatos eram oriundos da Colômbia, Equador, Venezuela, Honduras, Nicarágua, Paraguai e Peru. Destes candidatos, foi selecionada FABIOLA BEATRIZ RETUERTO MELCHOR (Peru), que atualmente é aluna regular do PPGATS, sob orientação dos Professores Karoline Soares e Ricardo Henrique de Lima Leite.
- Elís Regina Costa de Morais é membro do projeto BRASILE. O Projeto foi aprovado pelo programa de mobilidade ERASMUS (anexo) e será desenvolvido em parceria entre 04 Universidades Brasileiras (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e a Università di Cagliari (UniCA)-Itália. Esse projeto visa acordos específicos de colaboração, desenvolvendo, principalmente, atividades de ensino e pesquisa relacionadas ao manejo agronômico e florestal, conservação da biodiversidade, bancos de germoplasma e tecnologia farmacêutica, bem como mobilidade de discentes e docentes. A mobilidade universitária é uma prioridade para ambos os países, visto que a internacionalização é uma estratégia fundamental de crescimento do ensino e da pesquisa, sendo útil para a formação do corpo técnico e para a troca de experiências e boas práticas, pois acelera o processo de crescimento local e garanti competências transversais e o nível de competitividade necessários à inserção no mercado de trabalho global, bem como a formação cultural e humana a partir da comparação com diferentes culturas e contextos.
2017-2020
A cada ano temos buscado intensificar as ações de internacionalização e com isso suas relações com a produção de conhecimento, formação de recursos humanos e visibilidade para o PPGATS.
- Mobilidade Discente – EDITAL PROPPG/UFERSA nº 17/2018 – Nesse edital a então discente, hoje egressa, Flavia Gigliane Freitas, realizou treinamentos técnicos por 30 dias na Universidade de Lisboa – Instituto Superior de Agronomia, laboratório de Plant Science & Crop Production, sob a supervisão das Professoras Dra. Maria Manuela Silva Nunes Reis Abreu e Dra. Ana Cristina Delaunay Caperta. O objetivo foi executar testes de germinação em sedimento para três espécies de plantas halófitas (A. macrostachyum, S. vera e L. daveaui). Na ocasião, a discente acompanhou as seguintes atividades: (1) Coleta das sementes na região de Sapal Natural no Algarve (Portugal); (2) Testes de germinação e (3) esta etapa foi realizada no Laboratório de Química Agrícola (Instituto Superior de Agronomia), para a análise do solo usado na semeadura das espécies vegetais. O presente estudo segue em execução pelo Institudo Superior de Agronomia (Universida de Lisboa).
- Plataformas de alianças para a educação e a capacitação internacional. Em 2019 ingressamos no Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (Bolsas Brasil – PAEC OEA-GCUB). O PAEC OEA-GCUB é o resultado da cooperação entre a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), com apoio da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (DCE/MRE). Lançado em 2011, o Programa constitui uma das mais importantes iniciativas de cooperação regional no âmbito educacional para o desenvolvimento da América Latina e do Caribe com objetivo contribuir para a integração e o fortalecimento regional das Américas, por meio da concessão de bolsas de estudos integrais para cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado), oferecidas pelas Universidades Brasileiras associadas ao GCUB a estudantes oriundos dos 34 países-membros da OEA, exceto o Brasil. Em 2019, disponibilizamos uma vaga e 14 candidatos mostraram interesse em realizar mestrado no PPGATS, os candidatos eram oriundos da Colômbia, Equador, Venezuela, Honduras, Nicarágua, Paraguai e Peru. Destes candidatos, foi selecionada Maria Carolina Ramirez Hernandez (Colômbia), que atualmente é aluna regular do PPGATS, sob orientação dos Professores Elís Regina Costa de Morais e Daniel Valadão da Silva, seu projeto de dissertação será avaliar a Sensibilidade de macrofitas aquática como possível remediadora de herbicida em ecossistemas aquáticos.
- Ação Ufersa Global, realizado em 2019 por iniciativa da UFERSA, por meio da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) e PROPPG, visando promover estratégia voltadas para internacionalização junto os programas de pós-graduação. Na ocasião tivemos as palestras (i) Papel das línguas na internacionalização das universidades ministrada pela Dra. Simone Sarmento (UFRGS), (ii) Internacionalização e qualidade na formação superior ministrada pelo Dr. Leandro R. Tessier (UNICAMP) e, (iii) Importância da pesquisa científica para a internacionalização ministrada pela Dra. Elizabeth Obino Cirne-Lima (UFRGS). Como resultados dessa ação, os programas em parceria com a ARI e PROPPG tem intensificado discussões de estratégias de planejamento para aumentar a internacionalização, discussões essas que permitiram a inserção do PPGATS em plataformas de alianças para a educação e a capacitação internacional, bem como a implementação de outros atrativos para docentes e discentes no Brasil e do exterior.
- Mecanismos para atração de discentes e docentes do PPGATS para o exterior: O PPGATS em colaboração com a ARI/PROPPG/UFERSA implementou editais para capacitação em idiomas. Assim, em 2019, as seguintes ações foram realizadas:
a. PROPPG/UFERSA 22/2018: Edital de apoio à proficiência em língua estrangeira de docentes de programas de pós-graduação stricto sensu – Foram contemplados os docentes Daniel Valadão Silva, Diana Gonçalves Lunardi e Vitor de Oliveira Lunardi. Em 2019, os docentes participaram em um curso de imersão em inglês em Dublin, Irlanda. Uma das particularidades desse edital é que o docente cuja inscrição foi aprovada, tem a obrigatoriedade em ministrar uma disciplina na língua que realizou o curso. Assim, os docentes Daniel Valadão Silva, Diana Gonçalves Lunardi e Vitor de Oliveira Lunardi, ainda em 2019, ministraram, em língua inglesa, às disciplinas Impacto Ambiental das Atividades Agrícolas,
planejamento ambiental e conservação da biodiversidade, respectivamente.
b. Centro de Línguas do Semiárido (CELIS): O centro de línguas foi implementado pela ARI e visa ofertar exames de proficiência e cursos regulares em língua inglesa, espanhola e portuguesa (em diferentes níveis), com intuito de preparar nossos discentes para seus estágios e/ou missões internacionais. O CELIS atende não apenas a comunidade interna, mas também externa da UFERSA, e busca contribuir para o
desenvolvimento sociocultural e econômico da região do Meio Oeste do Rio Grande do Norte, bem como satisfazer a política de internacionalização da UFERSA (Resolução CONSEPE/UFERSA n° 005/2018, de 29 de outubro de 2018).
c. Edital PROPPG/UFERSA nº 29/2019 – Apoio à publicação de artigos científicos, teve o apoio institucional no pagamento das taxas de revisão do inglês dos artigos publicados. - Disciplinas com Professores Externos: Em 2017, o Prof, John Paul Kastelic, vinculado à University of Calgary no Canadá, em visita a UFERSA, ministrou a disciplina Princípios da Ciência e Escrita Científica, em língua inglesa. O Prof. John Kastelic é graduado em Medicina Veterinária, com destinação, pela Universidade de Saskatchewan em 1982. Em 1988 e 1990, tornou-se mestre e doutor, respectivamente, em Fisiologia da Reprodução pela Universidade de Wisconsin-Madison. Em 2007, recebeu a titulação de professor Honoris Causa pela Universidade de Szent István em Budapeste. Entre seus exercícios profissionais, destaca-se suas atividades na área de medicina veterinária em Alberta Relatório (1982–1984), Centro de Pesquisa no Canadá (1990–2012) e Universidade de Calgary (2012–Atual). Finalmente, Dr. Kastelic é diplomata do Colégio Americano de Ciência Reprodutiva, foi co-editor do periódico Theriogenology de 2003 a 2012 e tem revisado trabalhos na área de ciências agrárias de todos os continentes.
- Daniel Valadão Silva: Desenvolve projetos de pesquisa na área de comportamento de herbicidas no solo em parceria com University of Minnesota – EUA, onde foram realizados, durante os anos de 2017 e 2018, estudos sobre o impacto do uso de biochar na dinâmica de herbicidas no solo; e Projetos na área de biologia de plantas daninhas com o Prof. Eduardo Alfonso Ortega Delgado, da Universidad De La Habana, Cuba. O Prof. Daniel, em 2018, participou de duas missões para divulgação dos cursos de pós-graduação da UFERSA, entre eles o PPGATS. A primeira missão foi realizada em junho de 2018, onde foram feitas visitas a instituições de pesquisa e ensino em Cordoba e Buenos Aires. Como fruto da missão foi realizado convênio entre a UFERSA e Universidade Católica de Córdoba, bem como o planejamento de parcerias de pesquisa com o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina e a Universidad de Buenos Aires. A segunda missão foi realizada em setembro de 2018, com visita a instituições de pesquisa e ensino de Cuba, nas cidades de Havana e Santa Clara.
- Elís Regina Costa de Morais é membro do projeto BRASILE. O Projeto foi aprovado pelo programa de mobilidade ERASMUS e será desenvolvido em parceria entre 04 Universidades Brasileiras (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e a Università di Cagliari (UniCA)-Itália. Esse projeto visa acordos específicos de colaboração, desenvolvendo, principalmente, atividades de ensino e pesquisa relacionadas ao manejo agronômico e florestal, conservação da biodiversidade, bancos de germoplasma e tecnologia farmacêutica, bem como mobilidade de discentes e docentes. A mobilidade universitária é uma prioridade para ambos os países, visto que a internacionalização é uma estratégia fundamental de crescimento do ensino e da pesquisa, sendo útil para a formação do corpo técnico e para a troca de experiências e boas práticas, pois acelera o processo de crescimento local e garanti competências transversais e o nível de competitividade necessários à inserção no mercado de trabalho global, bem como a formação cultural e humana a partir da comparação com diferentes culturas e contextos.