Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa de Pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade - PPGATS (Mestrado)

NOSSAS PESQUISAS

Pesquisa, Sem categoria 31 de maio de 2022. Visualizações: 740. Última modificação: 31/05/2022 12:13:36

A doença de Chagas é uma patologia tropical caracterizada como endêmica em vários países da América Latina. Entre as formas de transmissão destacam-se a vetorial, transfusional, gestacional, transplante, acidentes laboratoriais e a via oral, que se destaca em novo cenário associado a surto de infecção. Alguns alimentos estão relacionados a transmissão oral com ênfase ao açaí e cana-de-açúcar.
O pesquisador Vinicius de Oliveira fez sua dissertação, sob a orientação da professora Ana Carla Diógenes no @ppgats_ufersa da Ufersa, com o objetivo de desenvolver armadilha e pesquisar triatomíneos associado ao diagnóstico de Trypanosoma cruzi nos vetores capturados e em caldo de cana oriundos de engenhos de cana de açúcar.
Durante o período de um ano a pesquisa foi realizada em engenhos de cana-de-açúcar realizando-se busca dos vetores, coleta de caldo durante o período de moagem e pesquisa de T. cruzi. A captura dos triatomíneos por busca passiva ocorreu através de armadilha desenvolvida com característica tecnológica, sustentável e instalada no peridomicílio dos engenhos. A busca ativa foi realizada por meio de inspeção minuciosa em áreas intra e peridomiciliares. Quanto à pesquisa do T. cruzi foi realizada nas fezes dos triatomíneos ingurgitados, além do caldo de cana in natura.
A armadilha desenvolvida foi eficiente resultando em dois depósitos de patente com números de registro para armadilha (BR 102021001360-5) e software (BR 512021000167-2). Foram capturados triatomíneos hematófagos totalizando 22 vetores. Duas espécies foram identificadas a T. brasiliensis e a T. pseudomaculata.
Para o diagnóstico de T. cruzi foi identificado em um dos triatomíneos. Não foi observado T. cruzi nas amostras de caldo de cana avaliadas. O desenvolvimento de armadilhas modernas para pesquisa de vetores foi relevante, com captura e positividade de triatomíneos hematófagos associado a presença de sujidades no caldo. Demonstrando a importância de investigação e acompanhamento de locais com possibilidade de transmissão por via oral, que atualmente representam a maioria dos registros de infecção no Brasil.
O trabalho completo está disponível na página do @ppgats_ufersa

PUBLICADO EM: Plataforma Sábia, link de acesso https://www.instagram.com/p/CeCXEiEJeHT/