Fórum Permanente da Pós em Ambiente, Tecnologia e Sociedade
No mês de agosto no FÓRUM PERMANENTE EM MEIO teremos a Palestra Influência humana na alimentação de peixes pelágicos, ministrada pelo professor GUELSON BATISTA DA SILVA.
A palestra será no dia 21 de agosto, às 10h, no Auditório da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, situado no lado leste do Campus Sede, em Mossoró.
A presente palestra traz à tona um problema muito pouco discutido, mas que vem ganhando cada vez mais atenção por parte do meio científico, que é a influência humana na alimentação de organismos aquáticos, com destaque para os peixes. Tal influência pode ocorrer de diferente formas e pode acarretar graves consequências, tanto para os próprios peixes, quanto para os organismos que venham a se alimentar dos mesmos, incluindo os seres humanos. Na oportunidade serão apresentados os resultados oriundos de mais de 8 anos de estudos sobre a dieta e estratégia de alimentação de diversas espécies de peixes de águas oceânicas, onde foram encontrados diferentes tipos de materiais de origem orgânica e sintética.
O Prof. Guelson Batista da Silva é graduado em Engenharia de Pesca (2001) com mestrado em Ciências Marinhas Tropicais (2005) e doutorado em Engenharia de Pesca (2013), pela Universidade Federal do Ceará. Ocupa o cargo de professor Adjunto III na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), sendo responsável pelo Laboratório de Tecnologia e Oceanografia Pesqueira, vinculado ao Centro de Estudos em Pesca e Aquicultura Sustentável do Semiárido (CEPAS). Atua como membro do Sub-Comitê Científico do Comitê Permanente de Gestão dos Atuns e Afins (SCC-CPG Atuns e afins). Atuou como membro pesquisador do Grupo de Estudo de Elasmobrânquios do Ceará (ELACE), desenvolvendo pesquisas sobre a biologia e pesca de elasmobrânquios, com destaque para as raias da família Dasyatidae. Recentemente, tem atuado principalmente nas áreas de tecnologia pesqueira e biologia de recursos pesqueiros, com ênfase no estudo de biologia e pesca de atuns e afins associados a dispositivos atratores de peixes. Possui experiencia na participação em pesquisas de grande relevância, tais como o Programa REVIZEE, onde atuou no desenvolvimento de estudos sobre prospecção de recursos demersais com espinhel de fundo, a bordo do B. Pq. Prof. Martins Filho do LABOMAR/UFC e o Programa de Marcação e Recaptura de Atuns no Oceano Atlântico (AOTTP), financiado pela Comissão Internacional para a Conservação do Atum do Atlântico (ICCAT), participando dos cruzeiros de marcação e dos procedimentos de recaptura em Areia Branca/RN.
Esperamos a visita de todos