Fórum Permanente sobre Ambiente: A necessidade da inclusão digital nos dias atuais

Responsabilidade Social 10 de outubro de 2019. Visualizações: 343. Última modificação: 10/10/2019 08:51:09

Fórum Permanente da Pós em Ambiente, Tecnologia e Sociedade

No mês de outubro no FÓRUM PERMANENTE EM MEIO teremos a Palestra A necessidade da inclusão digital nos dias atuais, ministrada pela professora ANGÉLICA FÉLIX CASTRO.
A palestra será no dia
14 de OUTUBRO, às 9:30h, no Auditório da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, situado no lado leste do Campus Sede, em Mossoró.
A palestra abordará a inclusão social, escolar, na saúde, na educação, no trânsito; além da inclusão digital nas escolas, dos idosos, dos deficientes físicos e o que o Brasil está fazendo nesse sentido. Inclusão digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida a fim de buscar novas oportunidades de emprego, meios de comunicação, formas de obter aprendizado entre outras. Assim, trazer mais benefícios para a vida pessoal e profissional do cidadão. A inclusão digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos, que são: dispositivo para conexão, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas, pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet para que ele seja considerado um incluído digital. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas.
A Profa. Angélica Félix Castro é graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), Mestre em Geodinâmica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), Doutora em Geodinâmica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pela Christian-Albrecht Universitat zu Kiel, Alemanha (2007) e Pós-Doutora em Computação pela University of Bristol, Inglaterra (2015). Trabalhou como professora do Magistério Superior no Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus de Vitória da Conquista, de 2006 a 2008. Desde 2009 é professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), onde atualmente atua como coordenadora do Instituto Metrópole Digital ? Polo Mossoró e como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, associação ampla UERN – UFERSA.

Esperamos a visita de todos